Centros Comerciais – Introdução
Ultimamente nas aulas de Geografia, como também no Geodilema, o grande debate é sobre os Centros Comerciais e se estes são ou não uma mais valia para o comércio em si e não apenas por dar mais jeito às pessoas. E é sobre isso mesmo que eu vou falar neste trabalho, vou analisar os prós e contras dos centros comerciais e, o que à primeira vista, pode parecer genial e sem nada de mal a apontar-lhe, pode, afinal não ser assim tão bom.
Os Centros Comerciais e a crise
Bem, como é do conhecimento geral, Portugal (e não só, mas vamos apenas concentrar-nos no nosso país), está a atravessar um período complicado, mas nem por isso os portugueses se privam de certos luxos, nomeadamente ROUPA e outros artigos relacionados com a MODA !
Pode até não haver dinheiro para muitas coisas, mas qualquer português que se preze, aproveita qualquer ocasião para comprar roupa nova, nem que seja apenas uma camisola ou umas calças, qualquer coisa serve, ou então sapatos. Enfim, se é para andar na moda, o português não se importa de perder a cabeça e gastar o que tem (e muitas vezes o que não tem), só para ser melhor que o vizinho. Somos mesmo assim, vaidosos por natureza e, apesar de viver num país pobre, fazemos questão de andar mais modernos e cheios de estilo que a população de outro país, até mais rico. E por isso, os centros comerciais são a perdição de muita boa gente...
-Ah e tal porque saio da Zara e vou logo para a H&M, de seguida dá-me a fome e vou comer qualquer coisa, depois vou comprar um par de sapatos numa sapataria qualquer, que fique bem com o vestido com comprei noutra loja qualquer e depois, ainda vou ao cinema, por fim, antes que me esqueça vou comprar uns acessórios e pronto, passei um bom bocado, comprei tudo o que queria (e o que não queria) e ainda vi um filme, isto tudo sem precisar de sair à rua.
Muito bom, que acham ? Passar um dia a fazer compras sem ter que sair de um edificio. Sim, porque num centro comercial, por mais que uma pessoa saia de uma loja, não sai do estabelecimento em si, ou seja está “presa” no centro comercial. Não passa frio, muito pelo contrário, está num ambiente abafado. Está acima de tudo, FECHADA.
Na minha opinião, os centros comerciais são fantásticos por milhares de razões diferentes. São muito práticos, têm tudo o que o cliente precisa, lojas das mais variadas, enfim... São ótimos. Mas obviamente há sempre um senão. Pois é, estes tão famosos centros comerciais estão a arruinar um bocado o comércio tradicional, o que é uma pena.
Pensem bem, se todos optarem pelos centros comerciais, as loja independentes acabam por perder os seus clientes, o que leva, aos poucos, ao fim do comércio tradicional. Era como se, de repente, todos os estudantes fossem para escolas privadas com o pretexto de que são melhores, nesse caso, as escolas publicas ficavam desertas, teriam que fechar e seria o fim desses estabelecimentos. (OK, o exemplo pode não ser o melhor, porque não é muito facil comparar um centro comercial a uma escola, mas a ideia é mais ou menos a mesma e penso que dá para perceber.) O que eu quero, na verdade, dizer com isto é que da maneira como as coisas estão, os comerciantes mais ‘‘pequenos’’ vão ver-se obrigados, mais tarde ou mais cedo, a ter que fechar as suas lojas, simplesmente porque já não compensa, já não têm lucros.
Será que é isso que queremos ? Acabar com o comércio no nosso país ?
(Eu pessoalmente não quero, o comércio tradicional é uma riqueza para o país.)
É que pode ser tudo muito bonito, mas há consequencias. Então, se vai tudo parar aos centros comerciais, é obvio que o resto vai acabar por deixar de existir. Volto a dizer, é uma pena !
Mais Centros Comerciais ?
Meus caros, os portugueses são tão ‘‘agarrados’’ aos centros comerciais, no nosso país há tantos edificios destes, que até tiveram que anular algumas inaugurações de novos centros comerciais. Isto é veridico, com toda esta abundancia, alguns nem chegaram a abrir.
Pois claro, os centros comerciais são o meio preferido para expandir lojas, mas seria muito melhor, que optassem pelo comércio tradicional, porque sinceramente já cansa haver tanta gente junta e fechada num sítio só. Bom bom, era ver pessoas percorrerem ruas, ao entrarem e sairem das lojas, sentirem o frio ou o calor, respirar ar puro enquanto faz compras, ... É que por este andar, daqui a pouco até na minha Freguesia abre um enorme centro comercial !
Conclusão
Estive a pesquisar e encontrei estudos que diziam que o comércio tradicional está a melhorar em relação ao ano passado, que mais pessoas já começam a aderir outra vez ao comércio tradicional, ou seja, há uma forte probabilidade de este não se perder e continuarmos a ter lojas ao longo das ruas ao invés de grandes edificios espalhados um pouco por todo o país.
Mesmo assim, é obvio que os centros comerciais vão sempre predominar e a maioria das pessoas vai acabar por preferir lá ir, mas se conseguir-mos ao menos manter o bom comércio tradicional já não seria nada mau.
E agora, em jeito de conclusão, é obvio que os centros comerciais foram uma ótima invensão, são muito práticos e cada vez mais acessiveis, mas por favor, não se esqueçam que existem lojas para além daí, dêm-lhes uso. Não esqueçam nunca que não hã nada melhor do que manter as tradições, sejam elas quais forem !
Sara Teixeira
O teu trabalho está muito fixe , está original :)
ResponderEliminarSabrina*
gostei muito sara :)
ResponderEliminarbeijinho*
Obrigada meninas :D
ResponderEliminarBeijinho.