terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Estudo indica mais-valias da extensão da plataforma continental portuguesa.

                                                                                                                                                                                       Actualmente, a nossa zona económica exclusiva  é de 1,85 milhões de quilómetros quadrados, o que corresponde a 20 vezes o território terrestre do País, ao longo de 200 milhas (370 quilómetros) além da costa. Nas reservas de cobalto, a energia, a biodiversidade e o progresso científico são as grandes mais-valias decorrentes da da nossa extensa  plataforma continental portuguesa. 
 O departamento de Prospectiva, Planeamento e Relações Internacionais, destaca a “significativa projecção internacional de Portugal” . Uma das vantagens é o acesso a reservas de cobalto, uma vez que “a colocação de selos da delimitação portuguesa abrange uma área nos Açores que integra reservas de cobalto equivalentes a 25 por cento do consumo mundial”, ou seja, 217 milhões de euros por ano.
O cobalto é usado na produção de turbinas, ligas metálicas, tintas e corantes. Outros minerais importantes nesta área são o cobre, usado na construção de fios eléctricos, moedas, ornamentos e materiais de construção; o manganês, usado na produção de ligas metálicas, tintas, baterias, químicos e fertilizantes; e o níquel, usado em ligas metálicas, baterias e revestimentos de outros metais.
Também a “existência de fontes hidrotermais nas cristas médio-oceânicas e a grandes profundidades” é apontada como uma mais-valia, já que “potencia a adaptação de microrganismos que usam a energia química para produzirem matéria orgânica”.
Tudo isto seria uma mais valia para o nosso país visto que o memento que atravessa-mos não é dos melhores, mas tendo em mente que tudo isto irai trazer muitos gastos.

RIcardo Meireles. =)

2 comentários:

  1. Acho bastante pretinente a extensao da plataforma continental portuguesa pois beneficiamos bastante com isso tendo mais rendimento tirado do mar.
    Mas a nossa costa pode ser vasta mas nao e muito benefica para a pesca comercial.

    ResponderEliminar
  2. Sim, visto que isso seria muito benefico pa4ra a nossa economia, ainda mais neste momento difil em que o pais esta a ultrapassar.

    ResponderEliminar